PAINÉIS

PAINEL I: FORMAÇÃO INICIAL

EMENTA

Quadro geral da formação inicial docente: antigos problemas e novos desafios. Possíveis impactos da Base Nacional Comum Curricular em conteúdos e práticas dos cursos de pedagogia e em licenciaturas. Dimensões da formação pedagógica do professor: conteúdos, metodologias, habilidades e competências. Política Nacional de Formação Docente: o papel de cada ente da federação e das instituições públicas e privadas de ensino superior. Articulação entre instituições formadoras, órgãos gestores dos sistemas de ensino e escolas de educação básica. Formação de professores e campos específicos de atuação: alfabetização, educação especial, educação de jovens e adultos. Transição da formação inicial para o exercício da docência: estágios, residências e tutorias nas escolas.

PAINEL II: FORMAÇÃO CONTINUADA

EMENTA

Formação continuada de docentes: conceito, propósitos, procedimentos e práticas. Formação continuada e seus vínculos com o espaço, o tempo e o público discente. Eixos para a formação continuada: organização da oferta e garantia do padrão de qualidade. Identificação de resultados esperados e indicadores de qualidade para ações de formação continuada. Impactos do acréscimo de escolaridade superior – graduação ou pós-graduação – no desempenho dos professores. Articulação das ações de formação continuada oferecidas por múltiplos agentes. Papel da educação a distância (EaD).

PAINEL III: O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DOS CIDADÃOS NO SÉCULO XXI

EMENTA

Perfil desejado para os professores nas próximas décadas. Profissionalização: definição de competências e habilidades requeridas, carreiras, salários e condições de trabalho. Professores e tecnologias digitais. Novos temas para o currículo escolar e habilidades socioemocionais. Inclusão e diversidade no ambiente escolar. Práticas pedagógicas inovadoras. Equidade no acesso à formação inicial e continuada e sua contribuição para a redução das desigualdades sociais, regionais e locais.